quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Aspectos Histórico-Culturais de Cuba

História:
As escavações arqueológicas, os dados históricos e a toponímia do país indicam que Cuba era povoada por várias etnias e culturas, principalmente pelos chamados índios siboneyes e taínos que pertenciam a tribos de agricultores e oleiros.
A conquista e a colonização trouxeram como conseqüência seu extermínio, entretanto, seus traços físicos manifestam-se em alguns membros de famílias isoladas.


Colonização e independência:
O domínio
espanhol sobre Cuba durou quatro séculos. No dia 10 de dezembro de 1898 a Espanha, após ter sido derrotada pela invasão americana a Cuba, assinou com os Estados Unidos o Tratado de Paris que põe fim à dominação espanhola na ilha. No dia 1º de Janeiro do ano seguinte, os Estados Unidos estabeleceram um governo militar na ilha.
Durante quase quatro anos os Estados Unidos mantiveram a ocupação da ilha através de um governo militar.
No dia 20 de maio de
1902 foi proclamada a República em Cuba, mas o governo norte-americano, em 1901, tinha convencido a Assembléia Constituinte cubana a incorporar um apêndice à Constituição da República, a Emenda Platt, pela qual se concedia aos Estados Unidos o direito de intervir nos assuntos internos da nova república, negando à ilha, bem como à vizinha ilha de Porto Rico, a condição jurídica de nação soberana, o que limitaria sua soberania e independência por 58 anos.
No dia
1 de Janeiro de 1959 o Exército Rebelde dirigido pelo seu Comandante e chefe, Fidel Castro, derrota o governo que governava o país. É a partir desse momento que Cuba obtêm sua total e definitiva independência em relação aos EUA.
Atualmente, a República Socialista de Cuba é único país
socialista do Ocidente, e um dos poucos países do mundo, como a República Popular da China, República Popular Democrática da Coréia e a República Socialista do Vietnã.


Cultura:
Os católicos representam a maioria da população cubana, 33 da qual única p. 100 declara-se que pratica. Mesmo à época colonial, o país nunca foi objecto évangélisation profundo e o regime de Fidel Castro, se nunca quebrasse as suas relações com o Vaticano, realmente não contribuiu para espalhar a fé. Contudo, na sequência da visita do papa Jean-Paul II em janeiro de 1998, o governo restabeleceu a festa de Natal após uma interrupção de trinta anos e declarou que doravante este dia seria feriado para todos. Existe uma pequena comunidade protestante e judaica. Por último, como todas as nas Caraíbas, os cultos introduzidos pelos escravos africanos e impregnados de religião católica, à imagem do santería, são sempre vivaces.



A escola é obrigatória e gratuita para as crianças de 6 à 12 anos. No fim dos anos 1960, de cerca de 10 000 novas classes foram criadas em meio rural. Em 1993,73,5 p. 100 dos adolescentes de 12 à 17 anos era escolarizado. A taxa de alfabetização era de 97,3 p. 100, em 2005. Universidade mais importante é a de Havana, fundada em 1728.
A cultura cubana é rico dupla de uma herança espanhola e africana.
Cuba é um país de longa tradição musical: ao som dos instrumentos africanos (bongo, conga) dançam-se o bembé ou o caringa. Certas músicas folclóricas, como o rumba, o salsa, o són e o punto, sofreram influências européias.
Aos escritores cubanos mais conhecidos são poètes do XIXe século: José Maria de Heredia, Gertrudis Gomez Avellaneda (1814-1873), José Julian Martí e Julián del Casal (1863-1893), bem como romanciers contemporâneos: Alejo Carpentier e José Lezama Lima (1912-1976).
Havana possui uma rico biblioteca que conta cerca de 2,2 milhões de volumes. É também a sede do Museu nacional que protege coleções de arte moderna e clássica e vestígios das culturas indígenas. - -Rojas, Cárdenas. Bibliotecas e museus são geridos pelo governo.

2 comentários:

  1. Não possui o verdadeiro significado do assunto, redação totalmente mal escrita e sem citações, o que é simplesmente necessário em um conteúdo exposto para pessoas com sede de conhecimento.
    A nota desse seu blog é 2,0. Pense nisso em suas publicações.
    Beijos para as duas.
    Crítica de: Lílian

    ResponderExcluir
  2. BOM EU ACHEI O CONTEÚDO MUITO POBRE NÃO É O SUFICIENTE PARA QUEM TEM UMA SEDE EM BUSCA INVIAVELMENTE DE DETERMINADOS ASSUNTO

    MAS SIM PODE MELHORAR
    ABS

    ResponderExcluir