segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Aspectos Demográficos dos Estados Unidos

Taxas de Natalidade e Mortalidade, Crescimento Vegetativo, Migrações e Estrutura Etária:

A nação norte-americana é também uma potência demográfica. Com mais de 280 milhões de habitantes, os EUA são o terceiro país mais populoso do mundo, só é superado pelo da China (cerca de 1,3 bilhão) e da Índia (pouco mais de 1 bilhão).
O crescimento populacional norte-americano foi muito rápido. Em 1790, o país possuía cerca de 4 milhões de habitantes; um século depois, a população tinha crescido mais de 15 vezes, chegando a 63 milhões. Já entre 1945 e o ano 2000, sua população simplesmente duplicou.
As causas desse aumento populacional estão ligadas ao contínuo excedente do número de nascimentos em relação às mortes e, também, pela expressiva entrada de imigrantes.
Entre 1850 e 1930, entraram nos EUA cerca de 38 milhões de imigrantes. No período entre 1930 e 1965, chegaram “apenas” 5,5 milhões, por conta de uma série de leis que restringiram o fluxo. Por fim, de 1965 até os dias atuais, entraram em território estadunidense cerca de 25 milhões de novos imigrantes. Atualmente, o número de estrangeiros residentes nos EUA correspondem a pouco menos de 10% da população total.
Do ponto de vista do crescimento vegetativo, pode-se dizer que os EUA estão concluindo sua transição demográfica. O crescimento que em 1900 era de 1,5% ao ano, foi reduzido pela metade na década de 1930. Todavia essa queda na trajetória demográfica foi interrompida na década de 1950, quando houve uma retomada no ritmo de crescimento, fenômeno que ficou conhecido como “baby boom”. Nessa época, o país voltou a ter um crescimento vegetativo similar ao registrado no início do século XX. Em seguida, o crescimento voltou a diminuir, atingindo em 2000 a cifra de 0,6%, resultado de uma taxa de natalidade de 15 por mil e uma taxa de mortalidade da ordem de 9 por mil.
Todavia, essa dinâmica demográfica é bastante variável, especialmente no que se refere aos aspectos regionais e étnicos. Assim, desde a década de 1980, o aumento mais expressivo da população tem ocorrido no chamado Sun Belt (Cinturão do Sol), ampla área do sul e oeste do país, que se estende aproximadamente do estado da Flórida à Califórnia. Nos últimos 20 anos, a população da região sul dos EUA aumentou de 25%, ao passo que o contingente populacional do oeste teve um incremento de 43,5%.

A estrutura etária da população está expressa no gráfico a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário