quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Aspectos Histórico-Culturais dos Estados Unidos

História:
A História dos Estados Unidos é a história de um país relativamente jovem, tendo declarado sua independência em 4 de julho de 1776, da Inglaterra. Esta independência seria reconhecida pelos britânicos em 1783, no Tratado de Paris. O território que atualmente constitui os Estados Unidos fora habitado por dezenas de tribos nativos americanas, anteriormente à chegada dos primeiros exploradores europeus na região. Durante o século XVI e o século XVII, estes territórios passaram a ser colonizados por diversos países europeus.

Os britânicos colonizaram a região da costa atlântica, onde eventualmente foram fundadas um total de Treze Colônias. Estas colônias, inicialmente muito diferentes e afastadas politicamente e culturalmente entre si, uniram-se e declararam sua independência em 4 de julho de 1776, tendo esta independência reconhecida pelo Reino Unido após o fim da Revolução Americana de 1776, em 1783, sob os termos do Tratado de Paris. Desde então, os Estados Unidos gradualmente evoluiriam em uma superpotência, passando a exercer crescente influência política, econômica, militar e cultural no panorama mundial. E no ano de 2009, superando todos os preconceito, os EUA elegeram o seu primeiro presidente negro: Barack Obama.



Cultura:
A cultura dos EUA tem uma grande influência no resto do mundo, e em especial no mund ocidental. A música estadunidense é ouvida em todo o mundo, e os filmes e programa televisivo estadunidense podem ser vistos quase em todo os paises. Há aqui um contraste muito grande com os primeiros tempos da república, quando o país era visto como um território agrícola com pouco a oferecer aos centros culturalmente avançados do mundo da Ásia e Europa.
Com pouco mais de dois séculos de idade, quase todas as maiores cidades dos EUA oferecem instalações e actuações de
música clássica e popular, Música Cristã Contemporânea (CCM - Contemporany Christian Music) e música Gospel (termo usado no Brasil também para a Música Cristã Contemporânea), centros de pesquisa histórica, científica e artística e museus, actuações de dança, musicais e peças de teatro, além de eventos ao ar livre e arquitetura de significado internacional. Este desenvolvimento é resultado de contribuições quer de filantropos privados, quer de fundos governamentais.
Os Estados Unidos são também um grande centro de educação superior, com mais de 1500
universidades, institutos superiores (colleges) e outras instituições de ensino superior, cujos melhores exemplos estão entre as mais prestigiadas e avançadas instituições do mundo.

2 comentários:

  1. ESSE SITE SALVO MINHA PELE , POR QUE SE EU NÃO ACHASSE UMA COISA ASSIM EU TERIA TIRADO ZERO . MAIS EU TIREI . 10,09!! QUE BOM OBRIGADA POR TER FEITO ESSE BLOG (SITE) SEI LÁ . DEIXA MAIS O IMPORTANTE É QUE VOCÊS SALVARAM A MINHA PELE !!!!♥♥♥ BRIGADA!!!!

    ResponderExcluir
  2. muito obrigada tireio um dez bem grande!
    1O,O9 !
    heba!!

    ResponderExcluir