segunda-feira, 1 de junho de 2009

Aspectos Físicos de Cuba

Clima:
O clima é tropical com duas estações nítidas, a seca, de Novembro a Abril, e a das chuvas, de Maio a Outubro. Entre Junho e Novembro é a época dos furacões que, por vezes, são devastadores. O clima da Cuba está tropical e húmido. As temperaturas médias variam de 20 °C em janeiro (mês seco) à 27 °C em julho (mês quente e húmido). A estação das chuvas estende-se de Maio à Outubro, e a ilha às vezes é varridas por violentos ciclones.
Relevo:
A topografia do país é constituída basicamente por planície, que ocupa grande do território, com exceção de uma zona montanhosa localizada no sudeste. Essa superfície é influenciada pelo clima tropical. As característica do atual relevo resultam da interação de dois grupos de forças: um construtivo, orogênico, que determinou a estrutura e o alinhamento das regiões baixas; e outro destrutivo, ou erosivo, representando pela ação das águas, dos ventos e das ondas, que modelaram as presentes forma do relevo.

Vegetação:
A vegetação de Cuba inclui várias espécies de plantas tropicais e subtropicais. As florestas tropicais, que cobriam a maior parte da ilha, permanecem apenas nas mais altas elevações e já não contêm madeiras valiosas. As savanas cobrem a maior parte das planícies e consistem de árvores dispersas, arbustos e gramíneas.
A vida vegetal está representada por mais de oito mil espécies, das quais umas seis mil são plantas superiores. Muitas delas são nativas do arquipélago. Grande parte da vegetação original foi substituída pelas plantações de cana-de-açúcar, café e arroz. O pinho, o mogno e o ébano, exportados em grandes quantidades, são de boa qualidade.
Hidrografia:
O número de rios é muito grande (mais de 200), mas todos de poucas importâncias, exceto o cauto, na província de Oriente, com quase 250Km de extensão, 80 dos quais navegáveis. Merecem destaque, ainda, o salado (braço do Cauto), Sangua la Grande, o Damuji, o Caminar e o Cuyaguateje. Completa esse quadro natural uma franja litorânea recortada por numerosas enseadas e baías (Cabañas, Havana, dos porcos, Matanzas e outras).

8 comentários:

  1. Obrigado me ajudou muito no meu Trabalho

    ResponderExcluir
  2. Obrigado me ajudou muito no meu Trabalho

    ResponderExcluir
  3. ajudou muito no meu trabalho , muito obrigado <3

    ResponderExcluir
  4. muito bom me ajudou bastante no trabalho .........

    ResponderExcluir
  5. obrigado me ajudou muito com o meu trabalho

    ResponderExcluir
  6. COMPLETANDO A RESPOSTA DE HIDROGRAFIA CUBANA:
    Entre mais de 500 cursos de água, pouco menos da metade fluem do norte. O rio mais importante é o Cauto, que desemboca no sul, depois de percorrer 250km, dos quais oitenta são navegáveis.

    ResponderExcluir