segunda-feira, 8 de junho de 2009

Aspectos Políticos de Cuba

Cuba é uma república socialista, organizada segundo o modelo Marxista-Leninista, da qual Raúl Castro obtém os seguintes cargos: presidente, vice-presidente do Conselho de Ministros, primeiro vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, vice-secretário do Politburo e do Comitê Central do Partico Comunista de Cuba (PCC), e Supremo General das Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Aérea), e atual primeiro na Chefia de Comando. É o sucessor de Fidel Castro que ocupava o cargo de primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, o de presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros (equivalente a presidente da República), e governava desde 1959 como chefe de governo e, a partir de 1976, também como chefe de estado e comandante em chefe das forças armadas. Fidel foi afastado do poder desde 1 de agosto de 2006, pela primeira vez desde a vitória da insurgência, por problemas de saúde, e anunciou no jornal do partido comunista Granma que tinha decidido se aposentar da sua posição como presidente de Cuba em 18 de fevereiro, 2008. Então que seu irmão, Raúl Castro, assumiu interinamente as funções de Fidel.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Aspectos Políticos dos Estados Unidos


Os Estados Unidos da América são uma República Federal Presidencialista. Em nível federal, o poder executivo é exercido pelo Presidente, eleito por um colégio eleitoral, o poder legislativo pertence ao Congresso e o poder judiciário pertence aos tribunais. Cada estado elege ainda o seu próprio governador (chefe do executivo) e um congresso. Ainda há a possibilidade de, durante o pleito presidencial, os eleitores de um Estado aprovarem ou não projetos de lei relativos a diversas questões.
Embora a Constituição americana curiosamente sequer mencione a existência de partidos políticos, toda e qualquer decisão política no país, desde a votação de uma emenda no Congresso até a eleição de um presidente, está vinculada ou ao Partido Republicano ou ao Partido Democrata. Os primeiros são mais conservadores do ponto de vista político, institucional e da moral e dos costumes, ao passo que os segundos possuem maior preocupação em relação aos problemas sociais e aos direitos humanos.


*Imagem: Barack Obama, atual presidente dos EUA.

Aspectos Físicos de Cuba

Clima:
O clima é tropical com duas estações nítidas, a seca, de Novembro a Abril, e a das chuvas, de Maio a Outubro. Entre Junho e Novembro é a época dos furacões que, por vezes, são devastadores. O clima da Cuba está tropical e húmido. As temperaturas médias variam de 20 °C em janeiro (mês seco) à 27 °C em julho (mês quente e húmido). A estação das chuvas estende-se de Maio à Outubro, e a ilha às vezes é varridas por violentos ciclones.
Relevo:
A topografia do país é constituída basicamente por planície, que ocupa grande do território, com exceção de uma zona montanhosa localizada no sudeste. Essa superfície é influenciada pelo clima tropical. As característica do atual relevo resultam da interação de dois grupos de forças: um construtivo, orogênico, que determinou a estrutura e o alinhamento das regiões baixas; e outro destrutivo, ou erosivo, representando pela ação das águas, dos ventos e das ondas, que modelaram as presentes forma do relevo.

Vegetação:
A vegetação de Cuba inclui várias espécies de plantas tropicais e subtropicais. As florestas tropicais, que cobriam a maior parte da ilha, permanecem apenas nas mais altas elevações e já não contêm madeiras valiosas. As savanas cobrem a maior parte das planícies e consistem de árvores dispersas, arbustos e gramíneas.
A vida vegetal está representada por mais de oito mil espécies, das quais umas seis mil são plantas superiores. Muitas delas são nativas do arquipélago. Grande parte da vegetação original foi substituída pelas plantações de cana-de-açúcar, café e arroz. O pinho, o mogno e o ébano, exportados em grandes quantidades, são de boa qualidade.
Hidrografia:
O número de rios é muito grande (mais de 200), mas todos de poucas importâncias, exceto o cauto, na província de Oriente, com quase 250Km de extensão, 80 dos quais navegáveis. Merecem destaque, ainda, o salado (braço do Cauto), Sangua la Grande, o Damuji, o Caminar e o Cuyaguateje. Completa esse quadro natural uma franja litorânea recortada por numerosas enseadas e baías (Cabañas, Havana, dos porcos, Matanzas e outras).